As plantas suculentas vem cada vez mais conquistando o coração dos apaixonados por decoração!
O post de hoje vai dar vontade de morder e você vai ter que se segurar do lado de lá porque aqui foi difícil manter a linha com tanta fofura em forma de planta.
As suculentas são ótimas para quem sempre quis ter uma plantinha e não levou a ideia adiante por vários motivos. Hoje não tem como não sair convencido daqui sem já escolher suas mudinhas. Elas são maravilhosas.
Plantas suculentas
O maior motivo que leva alguém a desistir de ter uma planta é a falta de espaço e as suculentas cabem em qualquer espacinho mesmo. Elas podem ser cultivadas em espaços mínimos como xícaras ou até mesmo dentro de uma concha pendurada na parede.
Em várias fotos você poderá se surpreender em como elas podem ser compactar e ganhar um espaço pequeno aí na sua casa. Muita gente deixa sua plantinha na pia do banheiro, que tal?
Cultivo de suculentas
É sempre bom ter um pedacinho da natureza em casa e quem sempre ligou esse fato ao cultivo ou de flores ou de temperos pode mudar de ideia.
[note note_color=”#50b56a” text_color=”#ffffff” radius=”3″]Outro fato também é esse tipo de planta que exige muitos cuidados pode não ser a melhor opção para um dono inexperiente, mas as suculentas proporcionará a deliciosa sensação de conviver com plantinhas no lar, sem correr o risco de ele não resistir à sua rotina. [/note]Vantagens do cultivo de suculentas em casa
Se você convive com alguém que cuida de jardim sabe que volta e meia tem que estar com a tesoura na mão podando folhas e galhos velhos. Quando as suculentas crescem, elas não perdem sua forma característica e não precisa podar.
As versões pequenas da planta não precisam de nenhum tipo de corte. Das mini as de grande porte, todas conseguem viver em vasos. Quando o espaço acaba, a planta estaciona o crescimento, mas o ideal é substituir os vasos por outros maiores, para que a planta possa crescer. Viram como só existem vantagens em criar essas plantas?
Quanto custam as suculentas?
Outro aspecto muito interessante na hora de escolhermos nossa plantinha é o preço e a variedade de tipo de suculentas.
Elas são facilmente encontradas nas seções de plantas dos supermercados grandes. Claro que varia de rede pra rede mas dá pra encontrar mudinhas entre R$2,50 (mini suculenta) e R$6,00 (plantinha maior). Outra pedida para quem gosta de conforto é pedir suas plantinhas on line pela loja Cactos Brasil.
Decoração de festas com suculentas
As suculentas estão na última moda em decoração de mesas de casamento, buquês de noivas e até na decoração dos bolos nesses eventos. Vale a pena espiar com atenção a galeria de fotos no final do post se você está em busca desse tipo de dicas e inspiração.
Dicas de cuidados com as suculentas
Para cuidar das suas suculentas as dicas são muito simples e vão de encontro a quem tem uma rotina movimentada sem chance de parar para regar plantas e fazer mudança de vaso. Imagine ter uma planta que não gosta de ser regada?
[note note_color=”#50b56a” text_color=”#ffffff” radius=”3″]Elas não precisam ser regadas com frequência porque assim como os cactos, as suculentas são originárias de clima árido, quase seco.[/note]Nesse sentido, elas são bastante resistentes ao calor, algumas possuem pelos nas folhas e outras um tipo de cera, esses mecanismos são a sua maneira de evitar que a água evapore.
Quantas vezes devo molhar as suculentas?
As suculentas são plantas que apresentam raiz, talo ou folhas engrossadas. Essa característica permite o armazenamento de água durante períodos prolongados e em quantidades muito maiores do que nas plantas normais. Por isso, elas não são fãs de água em excesso.
Os especialistas indicam molhar uma vez por semana no verão e, no inverno, a cada 20 dias. O excesso de água pode apodrecer a raiz.
Qual o ambiente ideal para as suculentas?
Essas plantas gostam de áreas iluminadas. Certifique-se de escolher um espaço que a luz chegue até ela, mesmo que seja de forma indireta. Algumas espécies não gostam da luz direta e queimam. E uma dica muito importante: para durar, o vaso precisa ter dreno (aquele furo embaixo), que permite que a água escoe.
Vaso para colocar as suculentas
Essas plantas se dão melhor em vasos de barro ou de cerâmica, quando impermeabilizados e pintados. Os vasos de fibra de coco também são boas opções, já que permitem às raízes se desenvolverem melhor. Porém, é possível fazer arranjos com espécies diferentes em grandes vasos de vidro.
A vantagem da planta ser cultivada em vasos de cerâmica é porque assim ela se mantém molhada por mais tempo. Caso a única opção sejam os vasos de plástico,como cuidar de suculentas vai exigir que você faça regas mais abundantes, pois esse material prejudica a absorção de água pela planta.
Vasos criativos para suculentas
Confira abaixo diversas ideias incríveis de vasinhos criativos para decorar a sua casa!
Suculentas para cada espaço da casa
A variedade de tamanhos da família dos cactos permite que você tenha um na sala de seu apartamento ou em um enorme jardim.Elas sempre cabem na nossa vida e na nossa casa ( e no nosso coração, fiquei emotiva! ).
Dos mini aos de grande porte, todos conseguem viver em vasos. Quando o espaço acaba, a planta estaciona o crescimento, mas o ideal é substituir os vasos por outros maiores, para que a planta possa crescer.
Em que terra eu planto as suculentas?
[note note_color=”#50b56a” text_color=”#ffffff” radius=”3″]O substrato ideal para as suculentas é a composição de terra adubada e areia de construção, na proporção de 2:2, ou seja, duas partes de terra para cada duas partes de areia. A terra tem que ser bem levinha, sem torrões, para drenar bem a água.[/note]Se desejar, misture uma parte de perlita (umas pedrinhas brancas bem leves e pequeninas) ao solo.
Como tirar as suculentas do vaso de plástico?
É comum comprar as suculentas em vasos de plástico, para transferi-las ao novo vasinho tenha alguns cuidados: remova as folhas que estiverem secas, aperte o vaso pelo lado de fora, segure o vaso pela base e retire todo o torrão.
- [list icon=”icon: edit” icon_color=”#159f43″ indent=”0″]O segredo é apertar bem o vaso para facilitar a retirada. Depois é só colocar no novo vaso já preparado, dando uma ajeitada na terra ao redor e por cima com as mãos.[/list]
Dicas pra ter suculentas bem lindas em casa
O cuidado com as regas é o segredo para ter cactos e suculentas sempre bonitos e saudáveis. No verão, uma rega por semana é o suficiente. No inverno, regue no máximo uma a duas vezes ao mês. Molhe apenas a terra. Evite que a água caia sobre as folhinhas, pois elas podem apodrecer.
Sabia que existem adubos e fertilizantes específicos para cactos e suculentas. Procure nos quiosques de plantas, supermercados e lojas de jardinagem. É só seguir as instruções da embalagem e as plantinhas vão adorar! Nunca utilize a areia da praia, pois ela contém altas doses de sal.
Você pode reunir em um único vaso mais de uma espécie. Para isso, agrupe plantas que tenham os mesmos gostos de água e sol e preste atenção para não deixar que as suculentas maiores façam sombra nas menores. Se for preciso, vire o vaso de tempos em tempos, para proporcionar o crescimento por igual.
[note note_color=”#50b56a” text_color=”#ffffff” radius=”3″]A finalização com as pedrinhas é essencial para as suculentas, pois tem o objetivo de reter a umidade e prevenir a compactação do solo.[/note]Suculentas precisam de sol e luz indireta. A maioria prefere sol direto, mas muitas preferem luz indireta, ou apenas algumas horas de exposição ao sol. Pesquise as espécies que você escolheu e ofereça o ambiente ideal.
Decoração com suculentas
Olha só o monte de ideias que você pode recriar aí na sua casa, ideias divertidas, coloridas e super legais para decorar diversos cantinhos. Preste atenção nos detalhes dos potinhos e vasinhos fofos, isso dá toda a diferença. Confere aí
Tipos de suculentas
A seguir uma lista de nomes de suculentas para você basear suas buscas pela plantinha ideal .
[list icon=”icon: envira” icon_color=”#159f43″ indent=”0″]- Planta-jade (Crassula argentea) – suculenta de até 3 m / floresce no outono e inverno
- Echevéria-baby (Echeveria derenbergii) – suculenta de até 10 cm / flores na primavera e verão
- Echevéria (Echeveria glauca) – suculenta de até 20 cm / flores na primavera e verão
- Gastéria (Gasteria verrucosa) – suculenta de até 10 cm / flores na primavera
- Planta-fantasma, Crássula (Graptopetalum paraguayense) – suculenta pendente de até 50 cm / flores no verão
- Aortia (Haworthia cuspidata) – suculenta de até 6 cm / flores quase o ano inteiro
- Huernia (Huernia Keniensis) – suculenta de até 10 cm / flores quase o ano inteiro
- Planta-pérola (Haworthia margaritifera) – suculenta de até 15 cm / flores na primavera
- Kalanchoe, Flor-da-fortuna (Kalanchoe blossfeldiana) – suculenta de até 30 cm / flores quase o ano inteiro
- Orelha-de-gato (Kalanchoe tomentosa ) – suculenta de até 60 cm / flores no verão
- Flor-de-maio (Schlumbergera truncata) – suculenta de até 60 cm / flores no outono e inverno
- Carpete-dourado (Sedum acre) – suculenta de até 30 cm / flores no verão
- Dedinho-de-moça (Sedum burrito) – suculenta pendente de até 40 cm / flores na primavera[/list]
Fotos de suculentas
Quer ver mais? Confere aí muitas plantinhas para te inspirar e veja também um outro post que falamos sobre terrários com suculentas, tem ideias maravilhosas!
Sobre o Autor
0 Comentários